Está claro que a ambidestria é essencial para evolirmos e prosperarmos em nossos negócios. Há sempre uma dificuldade sobre como fazer ou como lidar com essa ambidestria. É pensando nesse desafio que apresento aqui 13 direcionamentos de como colocar a ambidestria de negócios em prátrica, para que possa ajudar você e sua empresa à conseguirem viabilizar e à tangibilizar a ambidestria de negócios e alavancar as capacidades e os resultados do seu negócio.
Reforço que a importância e a motivação da ambidestria de negócios é também em gerar a capacidade no negócio em acelerar seus resultados de negócios.
Pontos chaves para a ambidestria de negócios
Tende o reforço acima, listo aqui alguns pontos chaves que precisamos para aumentar a nossa probabilidade em alcançarmos o sucesso que buscamos.
Obter vantagem competitiva com a ambidestria de negócios;
Cultivar uma cultura de inovação;
Cultura de agilidade de negócios (Business Agility);
Proficiência na transformação digital;
Adoção de tecnologias emergentes;
Identificar novas oportunidades de negócios;
Exponencializar resultados por meio de negócios digitais;
Adaptação ao modelo de negócios exponencial;
Liderança estratégica proficiente nas práticas e paradigmas modernos (mentalidade de organizações exponenciais, IoT, IA, etc).
Esses são apenas alguns pontos chaves e eles são essenciais para focarmos na busca pelos seus valores para conseguimos atingir a ambidestria de negócios.
Agora vamos lá, direto ao ponto!
Os 13 direcionamentos de como colocar a ambidestria de negócios em prática, 12 deles estão agrupados em 3 estratégias:
Estratégia - Foco e dedicação;
Estratégia - Mercado, tendências e tecnologias;
Estratégia - Práticas, cultura e mentalidades.
E ao final temos a 13º direcionameno descrito fechando todo o contexto.
Estratégias para a ambidestria de negócios
São os agrupamentos para focar as iniciativas ou ações por contexto de estrutura, mercado ou de cultura.
Esses direcionamentos não são excludentes, muito pelo contrário, podemos usar um ou mais direcionamentos em conjunto para direcionarmos as nossas estratégicas de ambidestria nos negócios.
A seguir há o detalhamento sobre cada agrupamento de estratégia e de cada direcionamento.
Estratégia: Foco e dedicação
Nessa estratégia há reflexões sobre como podemos atuar em uma ou mais estruturas, iniciativas ou ações para termos um foco e dedicação sobre a ambidestria de negócios. Basicamente foca na proficiência em se ter estruturas separadas, mas com total afinidade, colaboração e propósito estratégico extremamente bem alinhados.
1) Separar as operações atuais das iniciativas de inovação
Criar uma equipe dedicada para a inovação com um líder que tenha autonomia para definir estratégias e investimentos. Equipe com um espaço físico próprio e orçamento específico, sendo responsável por desenvolver novos produtos e serviços, testar novas tecnologias, metodologias e explorar novos mercados.
2) Investir em recursos e equipe dedicada para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias emergentes e para pesquisa de novos mercados e tendências
Criar um laboratório de inovação dentro da empresa, com equipe dedicada para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Possibilitando o teste de novas tecnologias e modelos de negócios, implementando soluções inovadoras que tragam vantagem competitiva para a empresa. Tendo uma comunicação e direcionamentos claros e estratégico da empresa para a criação de novos modelos de negócios.
3) Criar uma unidade separada para lidar com a exploração, incluindo pesquisa de novos mercados e identificação de tendências
Trabalhar de forma independente, mas com o suporte da unidade de explotação. Isso pode incluir investir em novas tecnologias, explorar novos mercados ou desenvolver novos produtos. Lembrando que é essencial a cultura de realizar testes e experimentos para validar ideias e avaliar a viabilidade de novos produtos e serviços.
Dica: Para que a ambidestria seja eficaz, é necessário que ambas as unidades, estruturas, entidades ou partes da empresa, trabalhem juntas em busca do propósito e dos respectivos objetivos comuns. Além de ser necessário desenvovler uma visão clara e gerar estratégias para manter a eficiência operacional e a inovação, bem como a alocação de recursos, a criação de uma cultura de inovação e colaboração total.
Estratégia: Mercado, tendências e tecnologias
Nessa estratégia há reflexões sobre como podemos atuar em estruturas, iniciativas ou ações que focam nas análises de mercado, tendências, tecnologias novas e existentes, que possam alvancar o nosso estado desejado sobre o contexto de negócio e de resultados.
4) Realizar análises constantes do mercado e das tendências tecnológicas
Criar um departamento de inteligência de mercado, que possa monitorar e analisar as tendências tecnológicas e de mercado relevantes para a empresa. Atuar com equipe utilizando ferramentas de análise de dados e pesquisa de mercado para identificar oportunidades e riscos, compartilhando essas informações com as equipes de lideranças para a tomada de decisões.
5) Avaliar e adotar tecnologias que melhoram a experiência do cliente
Desenvolver um chatbot e automação de processos para atendimento ao cliente de modo que ajude a reduzir o tempo de espera dos clientes, melhorar a eficiência do atendimento e aumentar a satisfação dos clientes. E certamente é fundamental ter uma estratégia clara de como essas tecnologias serão implementadas e gerenciadas.
6) Investir em tecnologias disruptivas e em novos modelos de negócios
Desenvolver um programa de aceleração de startups, onde a empresa possa se conectar com empreendedores e startups que estejam desenvolvendo tecnologias e modelos de negócios inovadores. A empresa pode oferecer mentoria, recursos e parcerias para essas startups e se beneficiar da inovação e do conhecimento que elas trazem para o mercado. Podendo também estabelecer parcerias com empresas especializadas para a implementação dessas tecnologias.
7) Considerar a aquisição de outras empresas
Focar na expansão de sua presença geográfica ou na diversificação de seus produtos e serviços. Não esquecendo de avaliar cuidadosamente o mercado e seus recursos antes de decidir como e onde investir.
8) Realizar análises constantes do mercado e das tendências tecnológicas
Manter uma rede de parcerias e alianças estratégicas com outras empresas para compartilhar conhecimentos e recursos. Gerar a cultura e a capacidade em aplicar e utilizar a mentalidade da abundância, a do crescimento e a de organizações exponenciais; considerando que há espaço para todos neste nosso mundo da nova economia digital e exponencial.
Práticas, cultura e mentalidades
Nessa estratégia há reflexões sobre como podemos atuar em estruturas, iniciativas ou ações que visam a aderência e o aumento das culturas, mentalidades e práticas adequadas para o respectivo contexto de negócio / empresa; alavancando assim a ambidestria de negócios!
9) Adotar práticas de inovação
Realizar hackathons, brainstorming, programação em pares e sprints de design thinking para desenvolver novos produtos e serviços em um curto espaço de tempo. Também pode-se Implementar um sistema de gerenciamento de ideias, onde os funcionários possam propor e avaliar ideias para inovação. É extremamente importante envolver diferentes áreas da empresa, como marketing, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente, para aumentar a probabilidade de resultar soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes e não clientes em seu mercado/negócio.
10) Adotar metodologias, práticas e alavancar a cultura e mentalidade ágil
Permitindo a entrega de real valor de forma frequente em um curto espaço de tempo através de ciclos de execução ou de desenvolvimento iterativos e incrementais. Com isso, a empresa pode responder rapidamente às mudanças do mercado e ter uma maior flexibilidade e adaptação às novas demandas, necessidades e oportunidades desta nova economia digital e perfil dos clientes, usuários e consumidores.
11) Adotar a mentalidade de uma organização exponencial
Investir em tecnologias como blockchain, internet das coisas e inteligência artificial, nas quais permitem a descentralização e automação de processos e de cadeias de valor. Essas tecnologias podem ajudar a empresa a escalar (seus produtos, serviços, etc) de forma exponencial, reduzir custos e aumentar a eficiência e a eficácia nos negócios e em seus resultados.
12) Desenvolver uma cultura e proficiência adequada de inovação e empreendedorismo
Desenvolver programas de incentivo à inovação e ao empreendedorismo interno onde os funcionários são incentivados a apresentar ideias e projetos inovadores que possam agregar valor ao negócio. A empresa pode oferecer recursos e suporte para o desenvolvimento desses projetos, reconhecendo e premiando os funcionários e até os tendo como parceiros de negócio ou sócios, às ideias/soluções que apresentarem resultados aderentes ao que a empresa busca. Sempre atuando para uma proficiência adequada sobre a cultura e a mentalidade de inovação constante; investindo também em tecnologias disruptivas e em novos modelos de negócios.
Em resumo
Para colocar em prática a ambidestria de negócios, é preciso investir principalmente em:
Tecnologias disruptivas;
Modelos e cultura ágil para agir com rapidez e flexibilidade para se adaptar às novas demandas, necessidades e oportunidades de negócio;
Criar equipes dedicadas para pesquisa e desenvolvimento;
Cultura e práticas de inovação e empreendedorismo;
Manter uma visão estratégica de longo prazo;
Obter proficiência em analisar, avaliar e gerar novas tendências de mercado, tecnologias e de negócios;
Liderança estratégica e operacional totalmente aderente às praticas e mentalidades modernas.
E agora vem o último direcionamento…
13) Faça um mix e inclua o Gerenciamento de Riscos
Monte um mix destes direcionamentos para o seu modelo e inclua o Gerenciamento de Riscos de forma profissional. Como citado anteriormente, a ideia não é utilizar apenas um destes direcionamentos, mas sim um mix deles, uma combinação conforme o contexto atual e do cenário desejado do seu negócio e da sua empresa.
O Gerenciamento de Riscos é a prática, mentalidade e cultura essencial para ajudar no aumento da probabilidade em reduzir as ameças e os desperdícios; e no aumento da probabilidade em aumentar as oportunidades e o sucesso que buscamos. Além é claro, de nos ajudar numa melhor tomada de decisão, qualidade de dados, de informações e melhores comunicações entre todos os stakeholders envolvidos.
Conclusão
É isso aí pessoal! Investir em ambidestria de negócios aumenta a probabilidade de sucesso de um crescimento acelerado e na criação de real valor aos negócios, garantindo a prosperidade e existência dos negócios e da empresa no longo prazo.
Venha comigo e vamos juntos acelerar as capacidades e os resultados dos seus negócios!
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